Troca de Óleo e Filtro

Troca de Óleo e Filtro

Utilidades do óleo

  • Limpeza: retira as partículas resultantes do processo de combustão e as mantém em suspensão.
  • Refrigeração: retira o calor das peças móveis e o transfere para o sistema de arrefecimento.
  • Lubrificante: forma uma película entre os componentes móveis, reduzindo o atrito entre eles.

Cuide bem do motor do seu carro para não originar a formação de borra (óleo pastoso), hoje com os motores modernos, qualquer desliza na manutenção é mais perigoso que nos motores antigos, o óleo sintético só se justifica em carros de alto desempenho, nos motores antigos não há qualquer beneficio, por outro lado, um propulsor antigo só tem a ganhar com óleo mineral mais aditivado como um SJ ou SL, nos casos que o consumo está associado ao desgaste o óleo mais grosso é um paliativo, e nunca uma solução, nenhum óleo corrige defeito.

O óleo lubrificante é substancias utilizado para reduzir o atrito, lubrificando e aumentando a vida útil do motor. Para facilitar a escolha do lubrificante correto para veículos automotivos várias são as classificações, sendo as principais SAE e API. Cor de fumaça: a coloração de fumaça pode indicar o problema no motor, se for cinza-azulada, o motor pode estar queimando óleo junto com a gasolina por desgaste em retentores de válvulas ou nos anéis de pistões, o lubrificante invade a câmara de combustão. Se a coloração for escura, é sinal que a mistura ar-combustivel está muito rica em gasolina e o resultado é uma queima incompleta.